Gastar com consciência é a melhor maneira de não acabar com dívidas
Vamos ver agora um exemplo comum, um entre milhares de brasileiros que passam por isso todos os dias. O comerciante Thiago Milanez gastava sem controle e quando percebeu
já estava no buraco. Ele ganhava R$ 4 mil por mês, mas acumulou dívidas
no cheque especial e no cartão de crédito, que juntas davam R$ 5.500.
“Os juros aumentavam mês a mês, foi complicando minha vida”.
Para acertar tudo, Thiago negociou todas as dívidas e parcelou as
contas. Cancelou o cheque especial. Dos dois cartões de crédito que
tinha, ficou com apenas um e só usa para emergência. “Parei de comprar
coisas desnecessárias. Foquei no que precisava o que precisava realmente
à vista”.
O educador financeiro Reinaldo Domingos fez a conta que prova o quanto
devedores perdem com essa falta de controle. Com juros de 342% ao ano,
uma dívida de R$ 1.200 no cheque especial, em 12 meses, sobe para R$
3.766. Pagar somente a parcela mínima do cartão de crédito ajuda a aumentar a
dívida. “Quando você paga juros de crédito todo mês, você está dobrando a
dívida todo mês”, explica ele.
Thiago negociou tudo em agosto do ano passado. Desde então, 30% do que
ganha é para pagar dívidas antigas. Isso só acaba em janeiro do ano que
vem. Ele mudou a maneira de pensar. Hoje consegue até poupar, mas diz
que não tem milagre. “É difícil, os primeiros meses são complicados,
duros. A gente vai tentando se segurar e vai pouco a pouco conseguindo”.
autor do texto: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/06/gastar-com-consciencia-e-melhor-maneira-de-nao-acabar-com-dividas.html (10/06/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário