segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Gastar com consciência é a melhor maneira de não acabar com dívidas




Vamos ver agora um exemplo comum, um entre milhares de brasileiros que passam por isso todos os dias. O comerciante Thiago Milanez gastava sem controle e quando percebeu já estava no buraco. Ele ganhava R$ 4 mil por mês, mas acumulou dívidas no cheque especial e no cartão de crédito, que juntas davam R$ 5.500. “Os juros aumentavam mês a mês, foi complicando minha vida”. Para acertar tudo, Thiago negociou todas as dívidas e parcelou as contas. Cancelou o cheque especial. Dos dois cartões de crédito que tinha, ficou com apenas um e só usa para emergência. “Parei de comprar coisas desnecessárias. Foquei no que precisava o que precisava realmente à vista”.  


O educador financeiro Reinaldo Domingos fez a conta que prova o quanto devedores perdem com essa falta de controle. Com juros de 342% ao ano, uma dívida de R$ 1.200 no cheque especial, em 12 meses, sobe para R$ 3.766. Pagar somente a parcela mínima do cartão de crédito ajuda a aumentar a dívida. “Quando você paga juros de crédito todo mês, você está dobrando a dívida todo mês”, explica ele.

Thiago negociou tudo em agosto do ano passado. Desde então, 30% do que ganha é para pagar dívidas antigas. Isso só acaba em janeiro do ano que vem. Ele mudou a maneira de pensar. Hoje consegue até poupar, mas diz que não tem milagre. “É difícil, os primeiros meses são complicados, duros. A gente vai tentando se segurar e vai pouco a pouco conseguindo”.

autor do texto: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/06/gastar-com-consciencia-e-melhor-maneira-de-nao-acabar-com-dividas.html (10/06/2011)
imagem: www.valoresreais.com (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário